​NOTÍCIAS & EVENTOS

OFICINA DE ARTESANATOS
Todas as terças,quartas e quintas-feiras

 

Em 2019, será inaugurado o Circuito de Oficinas Artesanais. A ser realizado de terça-feira a quinta-feira. Tanto pela manhã, quanto à tarde. No horário de aula dos alunos.

As grandes protagonistas desse trabalho são as mães, irmãs e afins,  responsáveis dos alunos com deficiência, que tem por necessidade está de prontidão no espaço da escola para atender as necessidades individuais de seus filhos.

O Circuito caracteriza-se como um espaço de  troca de conhecimento e técnicas artesanais. Onde a Cada dia, semana e mês uma integrante do grupo propõe uma prática a se feita coletivamente ou traz um convidado. Culminando numa feira de exposição, trocas e vendas.

Quer saber mais sobre as ações dos nosso pais? Acesse o link:

ESCOLHA DO TEMA DO PROJETO PEDAGÓGICO 2019

FEVEREIRO de 2019

De acordo com os princípios filosóficos da rede municipal de educação de Duque de Caxias, na perspectiva sócio-interacionista a escola é considerada espaço de ampliação das visões de mundo, objetivando a formação do sujeito crítico, construtor de conhecimento na interação com o outro. Não se trata de impor a realidade ou de apresentá-la ao sujeito da aprendizagem, mas de discuti-la, reconstruindo-a e reinventando-a no contexto educativo. 

Respeitando esses princípios a escola desenvolve anualmente um projeto pedagógico, cujo o tema é escolhido pelo corpo discente e docente, e suas práticas construídas por toda a comunidade escolar.

Segue a organização da constituição do Projeto Pedagógico:

  1. Escolha de três possíveis temas pelo corpo Discente - PLANEJAMENTO INTEGRADO -  primeira FEV.

  2. Escolha do tema pelo corpo docente - Segunda semana de FEV.

  3. Apresentação do projeto na integra - ASSEMBLEIA DO CONSELHO ESCOLAR - FEV.

GRITO DE CARNAVAL

 

Grito representando o início do feriado de carnaval.

Cada família aproveita esta semana festiva de do seu jeito. Assistindo os tradicionais desfiles das escolas de samba, festejando nas ruas da cidade, indo a praia, participando de retiros religiosos, visitando parentes. O importante é que os hábitos e costumes de todos sejam respeitados.

O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII.

E tem como definição original ser os três dias de festas que precedem a quarta feira de cinzas. 

Feira de ciências

Março de 2019

 

Quando incentivamos a criatividade, os alunos passam a descobrir do que eles gostam e quais são os seus potenciais”. A feira de ciência pode representar uma forma de empoderar o aluno para aprender de uma forma diferente. “Não é como um conceito que o aluno precisa ler em um livro, decorar e responder em uma prova para receber uma nota.”

O desenvolvimento do método, o raciocínio lógico e o incentivo da comunicação oral podem ser um dos conhecimentos agregados com o desenvolvimento de projeto de ciências. Muitas vezes esses tipos de eventos também criam o primeiro contato entre os estudantes e as instituições de pesquisa. A feiraéé uma ótima oportunidade para desenvolver uma aplicação mais prática dos conceitos aprendidos na escola. A Feira de Ciências mostra que o aluno pode ser o protagonista do seu processo de aprendizagem.

Este ano os alunos terão a oportunidade de colocar em pratica toda a sua capacidade inventiva produzindo uma "engenhoca"

O aluno  mais dedicado e inventivo será premiado.


 

Para produzir uma engenhoca, o primeiro passo que o estudante precisa dar é o de pensar em um problema que afete a sua realidade e, a partir disso, começar a formular possíveis soluções. Após a formulação da sua hipótese, ao longo do desenvolvimento do trabalho, o educando registra toda a sua experiência em um diário de bordo, incluindo as etapas, erros, acertos e mudanças de ideia durante o projeto. Esse relatório ajudará a comissão avaliadora identificar a realidade, o perfil do aluno e a linha de raciocínio construída.

PROGRAMA DE AULA PASSEIO
1ª Aula passeio do ano

 Março de 2023

 

Os passeios escolares são eventos pedagógicos que consolidam o aprendizado em sala de aula. Para que as aulas passeios sejam um sucesso é preciso integrar as saídas com o conteúdo curricular.

Os alunos constroem expectativas pelas excursões e passeios escolares, aguardando com ansiedade, mas nem sempre com uma visão pedagógica do evento. O diferencial  do programa de aula passeio é atingir tais expectativas junto a escola, realizando uma saída lúdica, dinâmica e vivencial.

A experiência do ambiente extra-classe nunca será substituída por imagens da internet ou textos de livros.

Nesse sentido a primeira aula passeio de 2019 já está sendo organizada.  Junto ao Projeto socioambiental da CEDAE.

IMPERDÍVEL!

PREMIAÇÃO

Engenhoca do ano

Próximos eventos

 

SEG  4/02 às 08:00/13:00
 

INICIO DAS AULAS
 

QUA 20/02 às 08:00/13:00
 

REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS

SAB 23/03 às 9:00 AM
 Oficina de alfabetização

QUA 21/08 às 13:00
 

Inicio da Semana da Pessoa Com Deficiência

SEG 26/08 às 14:30
 

Abertura das exposições Sentidos

TER 27/08 às 8:00 e às 13:00
 

Oficinas, palestras e bate papo para as famílias e responsáveis dos alunos.

QUA 28/08 às 13:00
 

O julgamento: Debate sobre Inclusão

QUI 29/08 às 8:00 as 17:00
 

Grupo de estudos - Chão da Escola

SEX 30/08, às 9:00  e as 14:00
 

Apresentação do Espetáculo: As Cores das Diferenças

SEX 28/08 às 16:30
 

QUA 03/09 às 10:30
 

SÁB 12/09 às 11:30
 

CADASTRE-SE NO SITE

SOMENTE PAR INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR (alunos,pais e funcionarios)

SEJA O PRIMEIRO A SABER DAS NOVIDADES

Atualização simultânea das decisões do Conselho Escolar, reuniões entre outros.

TENHA ACESSO DIRETO AS INFORMAÇÕES DA ESCOLA

Cadastrando-se no site da escola você tem acesso a organização das atividades, da rotina e programações extracurriculares.

RECEBA MESSANGEM PELO WHATSAPP

você também poderá receber mensagens institucionais pelo celular

© 2019 por Escola Municipal Regina Celi da Silva Cerdeira - Centro de Referência

  • w-facebook
  • Instagram ícone social
  • Twitter Clean
  • w-youtube