WhatsApp Image 2020-03-27 at 15.47.22.jp
ORIENTAÇÕES SOBRE O BENEFÍCIO PARA A COMPRA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS PARA ALUNOS DA REDE

A prefeitura sancionou, nesta quinta-feira (26), uma lei que vai garantir aos alunos da rede pública municipal de Duque de Caxias a compra de gêneros alimentícios, neste período de suspensão das aulas, por causa da pandemia do novo Coronavírus. O benefício será concedido através de um incentivo financeiro provisório e temporário de R$ 50 por mês (caso haja a renovação do período de recesso escolar, o benefício poderá ser estendido por igual período). O objetivo da medida é suprir a necessidade de alimentação dos 72.593 estudantes da rede.

Desta forma, o valor que seria gasto com a compra de gêneros alimentícios será disponibilizado por meio de um aplicativo eletrônico ao responsável, que viabilizará a aquisição da alimentação, no comércio local, para o aluno beneficiado. A quantia depositada será exclusiva para a compra de alimentos, não sendo possível obter outros produtos. Os estabelecimentos comerciais que aceitam esse recurso estão discriminados no próprio App.

Essa medida é uma forma inédita de cooperação para que os pais e responsáveis dos alunos da nossa rede municipal de ensino não fiquem desamparados neste momento de pandemia. Muitos alunos acabam tendo, na escola, a única refeição do dia, por isso, com a suspensão das aulas, não seria humano deixar esse aluno desamparado.

A transferência dos valores será feita em nome e CPF de um dos responsáveis do aluno, que tenha atualizado na Unidade Escolar seu número de CPF.

O benefício será concedido por meio do aplicativo PicPay, até o retorno da atividade escolar por causa do novo Coronavírus.

O PICPAY é um aplicativo que vai funcionar como uma carteira virtual.  O estabelecimento que aceita PICPAY  vai receber como se fosse uma transferência. através de QR CODE,  Você efetuará suas compras e, na hora de pagar, você abre o app na opção PAGAR e, com a câmera do seu celular, vai ler o QR Code da maquininha de cartão do estabelecimento, e automaticamente o pagamento sai da sua conta picpay para a conta do local onde foi realizada a compra.

 Só será preciso que o responsável baixe o PicPay no telefone. Para isso, basta digitar PicPay nas lojas de aplicativos (Google Play, para Android; ou App Store, no iPhone) e preencher os dados cadastrais.

Por medida de segurança, orientamos os responsáveis de alunos a usar o aplicativo somente no celular de vocês. Não peça o celular de ninguém emprestado para baixar usando seus dados.

Após o fim da suspensão das aulas, os recursos transferidos e não gastos pelos responsáveis serão revertidos ao programa específico de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação.

c869eced-bc1b-4971-b762-70e20d8dfb19.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias esclarece que não existe nenhum tipo de pagamento ou cadastramento de forma presencial na sede da SME e que todo benefício concedido através do incentivo financeiro provisório e temporário de R$50,00  será pago pelo aplicativo PICPAY.

Já foram feitas as devidas correções no cadastro e até esta sexta-feira (08/05) serão efetuados o pagamento nas contas do aplicativo a cerca de 95% dos alunos, referente ao mês de março.
A partir do dia 15/05 começará o pagamento dos cadastrados do mês de abril . 

Os 5% restantes receberão o benefício após cadastramento do CPF na plataforma online que a Secretaria de Governo  e a Secretaria de Educação estão gerenciando. Dúvidas e maiores  informações no aplicativo PICPAY.

Consulte a listagem

Veja se o aluno está na listagem para receber o benefício e qual responsável legal está cadastrado.

Listagem dos alunos cadastrados 

Clique aqui

Baixe o aplicativo PICPAY aqui:

ANDROID

app-playstore-google-tenha-seu-app-publi

IPHONE

498403.jpg