ENSINO

Objetivos

 Geral

              Garantir o espaço de aprendizagem no qual as pessoas aprendam juntas, sejam elas deficientes, etnicamente diferentes e/ou de outros credos. Ou seja, buscando concretizar a escola idealizada em nossa Constituição; uma escola que facilite a entrada da diferença, buscando conjuntamente com o poder público alternativas para que seja garantida a sua   permanência  dentro de um sistema de ensino de  qualidade, e que ao final de sua escolarização institucional tenhamos um cidadão capaz de compreender de forma crítica, o uso, produção  e o significado dos diferentes bens sociais e que esteja consciente tanto de seus direitos como de seus deveres para com o estado e para com o outro.

 

Objetivos Específicos

Identidade

Oportunizar a construção de identidade étnica, de gênero, classe e de portadores de necessidades especiais;

Levar o aluno a se reconhecer como sujeito da ação;

Possibilitar o reconhecimento e respeito às diferenças;

Colaborar nos processos de construção da afetividade e auto-estima;

Envolver nos processos educativos questões relativas à ética, cidadania, direitos e deveres, possibilitando ao educando espaços de reflexão e ações coletivas;

Ética e Cidadania

Levar o aluno a desvelar o meio-sócio-político cultural;

Propiciar ao aluno a aquisição do conhecimento historicamente construído que possibilitem o desenvolvimento da autonomia e a solução de problemas cotidianos;

Desenvolver a capacidade de reivindicar seus direitos;

Oportunizar processos de ressignificação e a construção da identidade enquanto sujeito histórico.

Socialização

Desenvolver o senso crítico e o compromisso em relação aos grupos sociais nos quais está inserido: família, escola e comunidade;

Oportunizar o convívio social amplo dentro e fora da escola, levando o aluno e a família a reflexão sobre a necessidade de aceitação e inclusão do aluno fora da escola;

Desenvolver comportamentos sociais que facilitem seu convívio nos diferentes grupos sociais.

Ensinamentos atemporais num mundo em transição

 

Propostas Metodológicas

     A Escola Municipal Regina Celi da Silva Cerdeira – Centro de Referência tem como propostas metodológicas a busca da produção do conhecimento a partir da interação entre os sujeitos; a integração das áreas da saúde e educação; a garantia do cumprimento do artigo 208 da Constituição Brasileira (1988), onde reza que haja sempre a possibilidade de educação para o portador de necessidades educativas especiais ser efetivada na rede pública de ensino.

    As ações pedagógicas desenvolvidas na Escola Municipal Regina Celi da Silva Cerdeira – Centro de Referência têm como fios condutores os Projetos de Trabalho, isto é, temas que surgem no contexto da escola e/ou que são trazidos pela comunidade  para sistematizar as atividades do dia-a-dia, possibilitando trocas entre todos os membros da escola.

   A construção da prática pedagógica se dá sobre uma concepção de homem histórico, social e determinado pelas condições políticas, sociais e econômicas de seu tempo.  A opção assumida pela escola por esta visão de homem está em acordo com sua proposta de uma educação inclusiva.  Ela traz para o interior da escola discussões sobre o conceito de deficiência, exclusão, discriminação social e as relações econômicas. 

      Ao assumirmos em nossa prática pedagógica perante os alunos deficientes e os não deficientes esta postura crítica diante das relações em que se estabelece o conhecimento e, por consequente, a compreensão da realidade, estamos assumindo frente a eles que o mundo nem sempre foi assim e, portanto, pode ser mudado. 

          Ao proporcionar condições de que no encontro com a diferença, seja física, mental, étnica, religiosa, social e/ ou econômica se estabeleçam novas relações entre os atores, a escola está propiciando que estes construam novas significações e portanto novas representações sobre o outro. 

     Esta proposta de trabalho só se efetiva em um ambiente onde as relações que se estabelecem buscam ser as mais democráticas possíveis.   Onde todos se vejam responsáveis pelo efetivação do processo educativo presente na escola, assumindo seus erros e acertos, e principalmente avaliando os erros para a partir deles buscar novas ações, tanto educativas quanto de convivência.

  O compromisso com o processo educativo pela comunidade escolar não exime o poder público de sua responsabilidade em fornecer condições à escola e aos profissionais de educação para que esta possa construir junto com a comunidade uma educação com qualidade.

Leitura e Escrita

Oportunizar a leitura e a escrita a partir de questões relevantes;

Ampliar a capacidade de expressão, fazendo uso de diversas formas de linguagem;

Utilizar recursos simbólicos, sonoros, gestuais, plásticos e gráficos para representação de ideias e conceitos.

 

Prática Escolar

             O cotidiano da Escola Municipal Regina Celi da Silva Cerdeira – Centro de Referência é organizado da seguinte forma:

Grupos de Estudos Internos - Reuniões pedagógicas, porém com caráter mais geral, abordando temas que geram discussão, escolha de projetos de trabalhos, estudos teóricos, assuntos administrativos, etc.

Reuniões com os Responsáveis - A cada dois meses, aproximadamente, ou sempre que se faz necessário, organizam-se reuniões com os pais ou responsáveis, com os mais diversos objetivos: programar eventos sociais e/ou comemorativos, discutir assuntos administrativos ou pedagógicos, apresentar resultados da prática pedagógica e etc.

Conselho de Classe – Reunião pedagógica bimestral com o objetivo de avaliar todo processo de ensino-aprendizagem apontando metas e criando estratégias para as questões apresentadas pelo grupo.

Reuniões Mensais com Representantes do Conselho Escola Comunidade – Se propõem a cooperar na elaboração, deliberação, acompanhamento e avaliação do planejamento e funcionamento da Unidade Escolar.

Gestão Democrática Em 2015 foi inciado o processo de escolha da direção da escola co base na portaria 59/2015 da SME/DC. A fim de fortalecer a participação social e democratizer a gestão escolar foi realizada a primeira eleição para diretores e representantes do Conselho Escolar, como fruto de luta histórica dos profissionais de educação e comunidade.

CADASTRE-SE NO SITE

SOMENTE PAR INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR (alunos,pais e funcionarios)

SEJA O PRIMEIRO A SABER DAS NOVIDADES

Atualização simultânea das decisões do Conselho Escolar, reuniões entre outros.

TENHA ACESSO DIRETO AS INFORMAÇÕES DA ESCOLA

Cadastrando-se no site da escola você tem acesso a organização das atividades, da rotina e programações extracurriculares.

RECEBA MESSANGEM PELO WHATSAPP

você também poderá receber mensagens institucionais pelo celular

© 2019 por Escola Municipal Regina Celi da Silva Cerdeira - Centro de Referência

  • w-facebook
  • Instagram ícone social
  • Twitter Clean
  • w-youtube