SOBRE REGINA CELI

          A Escola Municipal Regina Celi da Silva Cerdeira - Centro de Referência em inclusão e atendimento especializado à pessoas com deficiências atende alunos da educação infantil, ciclo de alfabetização, etapas finais do primeiro segmento do ensino fundamental, alunos com transtornos globais de desenvolvimento / autismo,, deficiência intelectual e múltiplas deficiências (crianças adolescentes e jovens).

A escola desenvolve diferentes programas e projetos que promovem processos de aprendizagem qualitativos e igualitários. Entre eles destacamos:

  • CICLO DE ALFABETIZAÇÃO- ação de reorganização dos alunos em grupos de estudo a partir da classificação dos mesmos nas hipóteses de alfabetização de Emília Ferreiro. Garantindo um nivelamento de habilidades a serem desenvolvidas pelos educandos e a aceleração dos processos de alfabetização para aqueles com maiores dificuldades. A compreensão da escola como um espaço coletivo e de encontro com a diversidade, nos levou à reflexão e a busca de estratégias pedagógicas que possibilitassem alcançar a alfabetização e o letramento de forma plena durante o ciclo de alfabetização, como meio de combate do “fracasso escolar” e da distorção idade-série, tão presentes nas pesquisas cientificas sobre a realidade nos grupos de terceiro e quinto ano do ciclo no Brasil.

  • HORTO EDUCATIVO - Realização, sistematização e experimentação de práticas pedagógicas, técnicas de plantio e cultivo relacionadas aos conceitos de sustentabilidade, ecologia e meio ambiente.

  • SALAS AMBIENTES - São espaços temáticos que valorizam os recursos, conteúdos e vivências especificas de cada área a ser desenvolvida dentro do processo de ensino e aprendizagem. Utilizando as diferentes linguagens (verbal, musical, matemática, gráfica, plástica, tecnológica e corporal) e áreas do conhecimento como meios para produzir, expressar e comunicar ideias, interpretar e usufruir, das produções culturais e cientificas, atendendo a diferentes intenções e situações de aprendizagem.Esta ação e visa desenvolver situações cada vez mais inclusivas no ensino comum,  fortalecendo a participação ativa e contributiva dos/as educandos nesse processo de aprender e ensinar. 

  • SEMANA DE AVALIAÇÃO - Atividades avaliativas de toda a unidade escolar (pedagógica, funcional, administrativo e do conselho escolar) a serem realizadas no mesmo período por toda a comunidade escolar. Neste período é realizado diversas avaliações utilizando diferentes instrumentos, testes e provas dos educando de final de bimestre, avaliação sócio-afetiva, simulado, avaliação do projeto pedagógico, avaliação da Unidade escolar.

Conheça todos os nossos projetos, programas e ações, acesse o link clicando no lápis:

Nossa filosofia

 Princípios

Construção e reflexão permanente das relações interpessoais no coletivo da U.E (alunos, responsáveis,funcionários e comunidade externa);

Construir-se enquanto espaço de ensino, pesquisa, troca e divulgação de conhecimentos para a comunidade interna e externa;

Reconhecimento e uso das diferentes formas de linguagem existentes no mundo a fim de transformá-lo;

Nossa história

 A Escola Municipal Regina Celi da Silva Cerdeira - Centro de Referência, inicialmente denominada Escola Municipal Educação Especial, nasceu da necessidade da reconquista de um espaço físico que, anteriormente, havia sido ocupado por uma entidade para portadores de  deficiência(Associação Caxiense de Apoio ao Excepcional – ACAE ). 

Em 1989, A APEX e o Setor de Educação Especial, da Secretaria Municipal de Educação viabilização a desapropriação da ACAE e retomada de posse do espaço físico do que viria, posteriormente, a ser a Escola Municipal Educação Especial.

        Em novembro de 1992, a Escola Municipal Educação Especial foi inaugurada, tendo como objetivo atender as pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais, desde a Educação Precoce até as Classes de Educação Especial de Jovens e Adultos.  Ao longo dos anos a escola buscou proporcionar um atendimento tanto pedagógico (classes especiais, estimulação materno-infantil e atividades extras como artes visuais, música, natação adaptada e educação física adaptada) quanto clínico (atendimentos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicologia) às pessoas com necessidades educacionais especiais.                   

Os alunos egressos da antiga Escola Educação Especial passam a conviver em um  espaço menos excludentes, interagindo com alunos não-deficientes e usufruindo dos mesmos recursos facilitadores do processo de aprendizagem, como a Informática Educativa, Educação Física, Sala de Leitura.

CADASTRE-SE NO SITE

SOMENTE PAR INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR (alunos,pais e funcionarios)

SEJA O PRIMEIRO A SABER DAS NOVIDADES

Atualização simultânea das decisões do Conselho Escolar, reuniões entre outros.

TENHA ACESSO DIRETO AS INFORMAÇÕES DA ESCOLA

Cadastrando-se no site da escola você tem acesso a organização das atividades, da rotina e programações extracurriculares.

RECEBA MESSANGEM PELO WHATSAPP

você também poderá receber mensagens institucionais pelo celular

© 2019 por Escola Municipal Regina Celi da Silva Cerdeira - Centro de Referência

  • w-facebook
  • Instagram ícone social
  • Twitter Clean
  • w-youtube